quarta-feira, 4 de setembro de 2013

parapente acrobático





rafael goberna o primeiro e único brasileiro a realizar o tumbling.


rafael 
hoje com 19 anos que sempre teve apoio dos pais 
realizou
 seu primero voo solo aos 12, 
comesou a competir com 16 
tumbling 
realizou 
um ano depois aos 17.






História do Parapente Acrobático: 

A história do parapente começou a se desenhar por volta de 1965, quando o americano David Barish desenvolveu a velasa (sailwing em inglês), uma espécie de vela. Posteriormente, Domina Jalbert inventou um pára-quedas cujo velame foi composto por células a fim de formar o efeito asa. Este último é o ancestral dos pára-quedas, kites e parapentes, que passaram a evoluir separadamente. Hoje, o parapente oferece um vôo dinâmico, onde o piloto pode controlar a sua subida e direção, dependendo das condições meteorológicas. 


Tumbling é o nome da acrobacia mais radical que é possível realizar de parapente. O tumbling consiste em um giro onde o velame (asa) voa para frente e o piloto voa para trás, como se o piloto estisse pulando corda com seu parapente. Até 2004, os pilotos conseguiam realizar tumblings de no maximo 4 voltas com o eixo de rotação horizontal. A partir deste ano o espanhol Raul Rodrigues aperfeiçoou a monabra, realizando o "Infinity Tumbling", como o proprio nome diz é uma manobra infinita e o piloto pode fazer quantas voltas sua altura permitir. 


A partir da descoberta desta manobra, foram inventadas diversas outras e assim surgiram os campeonatos de acro. Todos os campeonatos de acro são obrigatoriamente realizados sobre a água, onde os pilotos definem as manobras que irão realizar e os juizes analisam a velocidade, ritmo e conexão entre as manobras que o piloto realiza. 


Mist-Flip, Mac-Twist, e Infinit Tumbling considerada as melhores manobras e mais radicais do Parapente Acrobático 


Atualmente já existem cursos específicos para esses tipos de modalidade . 


Equipamento


Paraquedas reserva:

Acessório de uso obrigatório para segurança em voo. Usado para emergências no caso de colisão em voo, desinflar e engravatar, causando a perda de altitude irreversível. O tamanho do paraquedas reserva varia com o peso a ser sustentado. O tipo mais utilizado é o redondo, semelhante a utilizado por militares porém este modelo possui pouca ou nenhuma dirigibilidade (levado pelo vento), existem outros tipos, como o Rogalo que tem a forma semelhante a de um triângulo e permite o controle do voo até o solo, podendo o piloto escolher um melhor local para pouso. 

Óculos de sol:

São importantes para poder pilotar melhor sem que ao olhar para a vela o Sol o atrapalhe, é importante que as lentes tenham uma boa proteção UV 

Capacete:

Item obrigatório de voo, para proteção caso o piloto ou passageiro em um pouso forte bata a cabeça, arborize ou caia na decolagem. 

Botas de voo:

Geralmente tem proteção lateral para não torcer o tornozelo no caso de pousar forte ou caminhadas em terreno irregular. 


Acessórios


Variometro ou Vario:


Dispositivo que permite ao piloto identificar se está na presença de uma massa de ar ascendente ou descendente. 

GPS:


Aparte das habituais funcionalidades de navegação, o GPS é forma mais eficiente do piloto ter uma noção da altura e velocidade a que se desloca.

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