Poliana e Ana Marcela conseguiram resultado histórico para o Brasil
O que já era bom, ficou ainda melhor: depois de subirem ao pódio na prova de 5 km da maratona aquática no Mundial de Barcelona, as brasileiras Poliana Okimoto e Ana Marcela Cunha formaram uma nova dobradinha na disputa de 10 km, realizada nesta terça-feira (23), só que com respectivamente ouro e prata desta vez. Trata-se de um resultado histórico para o Brasil, que jamais havia conseguido resultados tão positivos na competição.
Depois de permaneceram a maior parte da prova no primeiro pelotão, Poliana e Ana Marcela conseguiram no quilômetro final passar a disputar entre si o ouro. A alemã Angela Maurer ainda chegou a ameaçar uma aproximação, mas não obteve sucesso e teve que se conformar com o bronze. No fim, a diferença entre as brasileiras foi de apenas três décimos de segundo (1h58min19.2 contra 1h58min19.5).
O feito é ainda mais relevante quando se leva em conta o fato de os 10 km serem uma prova olímpica, o que traz esperanças aos torcedores por mais medalhas no Rio 2016. Para se classificar para a disputa em casa, porém, ambas precisam terminar entre as 10 primeiras colocadas no Mundial de 2015, em Kazan, na Rússia.
Vale lembrar ainda que o Mundial da Espanha contou com as melhores do mundo na atualidade, como a campeã mundial de 2011, a inglesa Keri-Anne Payne e a atual campeã olímpica, a húngara Éva Risztov, que terminaram sem medalha.
O título tem um sabor ainda mais especial para Poliana, que decepcionou em Londres 2012 ao abandonar a prova por conta de uma hipotermia. Chorando, ela confessou quase abandonou a carreira por isso:
Estou muito emocionada, eu quero essa medalha há muito tempo. A prova de 10 km é sempre mais difícil e mais disputada. E eu queria me aposentar no ano passado, estou muito feliz
Ana Marcela, de apenas 21 anos, também desabafou:
Cada lágrima da Poli representa o que a gente tem feito. Isso é muito importante pra gente. Cada dia acordando cedo e apenas nosso técnico e alguns amigos dando força... não tem como falar. O Brasil está na ponta hoje.
As duas ainda possuem mais duas competições em Barcelona 2013: a disputa 5km por equipes, na quinta (25), e os 25 km no sábado (27), onde Ana Marcela vai defender o ouro conquistado no Mundial da China, há dois anos.
0 comentários:
Postar um comentário