quinta-feira, 25 de julho de 2013

Pin-up



Em Paris, dois artistas, Alphonso Mucha e Jules Cheret, criaram as primeiras imagens de mulheres em poses sensuais para pôsteres, com trabalhos marcados pela presença de contornos e detalhes. 



A arte dos pôsteres virou escola e influenciou artistas até as primeiras décadas do início do século 20, quando os calendários também passaram a trazer desenhos de mulheres com silhuetas.
o ato de pendurar ilustrações nas paredes que surgiu o nome pin-up (em inglês, pin up). 

Na década de 40, as pin-up girls (ou “garotas penduradas”) viveram o auge do sucesso. Numa época em que mostrar as pernas era atitude subversiva, lápis e tinta davam forma a essas mulheres, carinhosamente chamadas de “armas secretas” pelos soldados americanos(na Segunda Guerra Mundial).

Betty Grable foi uma das mais populares dentre as primeiras “Um de seus posters tornou-se o maior sucesso.

Pin-ups famosas 


Betty Grable
A pioneira. Frequentemente fotografada de maiô, a atriz-cantora-e-dançarina foi eleita em 1943, pela revista Life, a dona das pernas mais belas de Hollywood.

Dita Von Teese
A ex do cantor Marylin Manson faz espetáculos em que capricha no pin-upismo, com direito a banhinho de champanhe em taça gigante e (exíguo) guarda-roupa inspirado no pós-guerra. 




Bettie Page
Consagrou muito do que se reconhece hoje como estética pin-up, como fotos de biquíni e carinha-de-quem-está-gostando-demais. Hugh Hefner, criador da revista Playboy, é seu fã. 

Garotas pin-up significava: mulheres sensuais e ao mesmo tempo inocentes, sem ser jamais vulgar ou oferecida, apenas convidativa. Com traços sofisticados vindos da art-nouveau, elas vestiam peças de roupa que deixavam sutilmente à mostra suntuosas pernas e definidas cinturas. 

Das ilustrações de papel, as pin-ups logo ganharam vida pelas atrizes como Betty Grable e Marilyn Monroe, ou fotografadas por modelos voluptuosas como Bettie Page, também chamada de “rainha das curvas”. 

Com ar clássico e retrô Hoje, elas embelezam estúdios de tattoo e exercem uma forte influência na cultura pop. Cabelo vintage, batom vermelho e uma postura provocante, porém com algo de ingênuo, estão no manual da pin-up moderna. Gwen Stephany e Katy Perry adotaram o rótulo temporariamente, e outras acrescentam tatuagens à fórmula, como a cantora Pitty.

Confira o video das pin ups de hoje mulheres que baseião seu estilo de vida nas pin ups do passado:


0 comentários:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger