O produtor musical Sid Bernstein, responsável por introduzir os Beatles nos Estados Unidos na década de 60, morreu nesta quarta-feira (21) aos 95 anos. As informações são do site da revista "Variety".
De acordo com a filha de Bernstein, Casey Deutsch, o pai morreu enquanto dormia de causas naturais.
Bernstein foi o responsável pela primeira turnê da banda de Liverpool em solo americano. Ele também promoveu apresentações de outras bandas britânicas, como The Rolling Stones e The Kinks, nos EUA.
O promotor também foi o responsável por levar os concertos de rock aos estádios abertos. O pioneiro show dos Beatles no Shea Stadium, em Nova York, em 1966, foi organizado por Bernstein.Além das bandas britânicas, Bernstein também ajudou na introdução do grupo sueco Abba nos Estados Unidos.
Nascido em Nova York em 1918, Bernstein lutou na França durante a Segunda Guerra Mundial. Ele fazia parte de um batalhão de artilharia do Exército americano.
O "furo" com os Beatles aconteceu de maneira curiosa. Ele fazia um curso sobre civilização ocidental para o qual tinha que ler um jornal britânico uma vez por semana. O ano era 1963, quando os Beatles estavam começando a fazer sucesso no Reino Unido.
"Eu estava lendo pequenas histórias sobre um grupo de Liverpool que estava causando bastante histeria. No final do curso eu estava tão 'beatlelizado' pelo que havia lido, mesmo sem ter escutado uma única nota, que pensei: 'preciso tê-los'", disse o produtor em entrevista à publicação NY Rock Confidential.
0 comentários:
Postar um comentário