Multi-instrumentista, compositor, produtor, diretor de cinema, vocalista e ator eventual, Dave Grohl completa 45 anos bem vividos neste 14 de janeiro.
Nascido na pequena cidade de Warren (Ohio) Estados Unidos no ano de 1969 Grohl construiu sua carreira cedo, aos 17 anos.
Os quatro anos de Nirvana poderiam acomodá-lo - artisticamente, acomodaram seu colega de banda, o baixista Krist Novoselic. Mas mesmo antes do fim do trio, ele já traçava projetos musicais distintos. O Foo Fighters foi só um deles. O principal, no caso.
Dave Grohl esteve na banda Scream como baterista de 1986 até 1990. Foi o chamariz para que Kurt Cobain o convidasse para integrar o Nirvana. Grohl não foi besta e abandonou o seu primeiro grupo de verdadeira projeção para trabalhar com Cobain e Krist Novoselic - e, consequentemente, entrar para a história.
No nirvana Grohl se torna uma lenda, ao lado de Cobain e Novoselic. Em apenas quatro anos de banda, o trio foi considerado a salvação do rock, colocando um som pesado, sujo e alternativo nas rádios, em contraponto à felicidade do hard rock oitentista.
os projetos megalomaníacos de one-man band de Dave Grohl começaram ainda nos tempos de Nirvana. Adotando o pseudônimo de Late!, ele gravou o álbum "Pocketwatch" tocando todos os instrumentos.
se o Nirvana transformou Dave Grohl em uma lenda, o Foo Fighters consolidou o mito. Da bateria, Grohl migrou para o vocal e a guitarra. E se deu muito bem.
O projeto do Queens Of The Stone Age liderado por Josh Homme contou com o apadrinhamento de Dave Grohl, além de participações na bateria no clássico "Songs For The Deaf" (2002) e o recente "...Like Clockwork" (2013).
Grohl se envolveu com os dois álbuns do Tenacious D, projeto de Jack Black com Kyle Gass. No primeiro, autointutulado (, ele tocou em várias faixas. No segundo, "Rize of the Fenix" (2012), só não tocou em uma música. Além disso, ele tocou na trilha sonora do filme "The Pick Of Destiny" (2006).
idealizado pelo próprio Grohl, o Probot reuniu nomes de peso no metal, como Kim Thayil, Max Cavalera, Lemmy Kilmister e King Diamond, entre diversos outros. Já que Dave não pode chutar o balde no Foo Fighters, aqui ele descamba para o heavy metal, que sempre declarou gostar muito.
o incrível projeto Them Crooked Vultures conta com Grohl na bateria, Josh Homme nos vocais e guitarra, e o incrível John Paul Jones no baixo, além de milhares de instrumentos adicionais que o ex-Led Zeppelin toca.
como músico solo, Dave Grohl participou de três trilhas sonoras cinematográficas: "Touch" (1997), "Rising Sun" (2006) e "Sound City" (2013). No último, um documentário sobre o lendário estúdio de mesmo nome, ele também foi diretor e produtor (!).
A expectativa é que 2014 seja marcado pelo lançamento do oitavo disco do Foo Fighters, o sucessor de Wasting Light. O disco está em gestação desde o ano passado e há a promessa de que seja grandioso.
0 comentários:
Postar um comentário